domingo, 22 de janeiro de 2017

é preciso ficar de olho nos vilões do cabelo no verão


RODRIGO CINTRA: CONHEÇA OS VILÕES DO VERÃO E ARME-SE A FAVOR DOS SEUS FIOS

Para manter os fios saudáveis, é preciso ficar de olho nos vilões do cabelo no verão

20/01/2017 09H40 - ATUALIZADO EM: 20/01/2017 09H40 / POR RODRIGO CINTRA - FOTOS: FLARE FOTOGRAFIA, ELVIS MOREIRA (ED. GLOBO), IAN GOVAN/GETTY IMAGES

rodrigo cintra (Foto: Divulgação)
Uma das temporadas mais curtidas do ano pede cabelos ao vento, cores vibrantes e muito frescor. Mas a exposição ao sol, inúmeros mergulhos de piscina e no mar podem atrapalhar o visual. Para manter o look diva da estação com fios saudáveis, dignos de capa de revista, é preciso ficar de olho nos grandes vilões do cabelo bonito no verão. Basta identificar os principais problemas causados nessa época do ano e driblar um a um com bons produtos e informação. Por isso, descubra agora quais os cinco maiores inimigos que o seu cabelo precisa combater:
1 – Ressecamento e frizz
A combinação sal + sol + cloro é um veneno já conhecido para os fios. Nessa temporada então, o cabelo fica frágil e pouco resistente com aquele  tradicional aspecto ressecado acompanhado de pontas duplas e frizz. Um horror! Para dar adeus a tudo isso, basta adotar práticas simples. Sempre que sair da piscina ou do mar, enxágue o cabelo com água doce ou mineral para tirar os resíduos de sal, cloro e impedir que os fios fiquem quebradiços. Outra dica é jogar água de coco, já que contém oligoelementos naturais, é antioxidante e excelente para reestruturar os fios. Para eliminar o efeito arrepiado, aplique óleos, sem exagero, para zerar o frizz. Acentua o cabelo e ainda nutre.
2 - Fios amarelados e esverdeados
Sinal vermelho para as loiras e donas de mechas claras que encaram a piscina sem proteger os fios. O cloro pode alterar a coloração e deixar o cabelo amarelado ou até mesmo esverdeado devido a substâncias usadas para o tratamento da água, como o sulfato de cobre. Esse efeito costuma fixar mais nas pontas e no cabelo mais poroso. Por isso, mantenha os fios sempre hidratados e tenha a mão xampu ou condicionador matizador. Aplique de uma a duas vezes na semana. Não ultrapasse o número indicado, pois em excesso, o produto pode modificar a cor dos fios.
3-Aumento de volume
Essa época também proporciona cabelo mais armado e embaraçado. Os fios cacheados e ondulados sofrem muito no verão e armam demais. Para quem não gosta tanto de volume, uma forma de amenizar o problema é manter o cabelo preso, principalmente na praia e em lugares que ventam bastante. Opte por elásticos forrados para evitar a quebra. Invista em máscaras de hidratação profunda de uma a duas vezes na semana. Truque: seque os fios com o jato do aparelho direcionado para baixo e vá deslizando os dedos entre os cabelos para discipliná-los. Então, faça um rabo de cavalo, mas não muito alto para não provocar volume na raiz. Torça o cabelo em forma de coque e prenda. O cabelo morno tende a pegar forma. Basta aguardar dez minutinhos. Solte e finalize com óleo de argan no comprimento e pontas. O resultado é um cabelo com movimento natural sem pontas espigadas. Atenção: donas de fios finos ou ralos podem tirar proveito da estação para desfilar com o cabelo mais encorpado. E para as amantes do estilo armado, a ordem é exibir com categoria o presente que a natureza te deu!
.
4 - Couro cabeludo e fios oleosos
Quando se fala em cabelo, muitos esquecem do couro cabeludo. No verão, o suor, a umidade são responsáveis por provocar inflamações e outros problemas, como dermatite e seborreia. Nessa temporada as glândulas sebáceas produzem mais sebo. O primeiro passo para combater a oleosidade é a lavagem. Prefira uma temperatura mais fria e use xampus para cabelos oleosos. Isso manterá o couro cabeludo mais seco durante todo o dia de calor. Evite também passar os dedos a todo instante no cabelo, pois você acaba levando a oleosidade da parte de cima para comprimento e pontas. Para quem precisa de uma solução rápida por causa de uma reunião de trabalho ou encontro de última hora, o xampu a seco é um bom aliado, já que é composto por partículas que retém a gordura no couro cabeludo. Detalhe: ele não deve ser substituído pelo xampu diário. O uso em excesso pode provocar a obstrução dos poros. Então, aplique o xampu a seco apenas em ocasiões emergenciais.
5 – Desbotamento
O excesso de sol faz com que a coloração perca a sua durabilidade, resultando em um cabelo sem vida e opaco. É necessário proteger os fios com produtos que tenham bloqueio solar. Chapéus e lenços também são bem-vindos. Para realçar a cor, o mercado já disponibiliza máscaras hidratantes coloridas em diversas tonalidades, que além de tudo, auxiliam na reposição dos nutrientes perdidos.
  Loiras como Giovanna Ewbank devem tomar cuidado com o cloro. Para manter os cabelos lindos, como os de Izabel Goulart, invista na hidratação  (Foto:   )